MEDICINA NUCLEAR
A Medicina Nuclear estuda as alterações funcionais e moleculares através do recurso a radiofármacos para obtenção de imagens, que permitem o diagnóstico, estadiamento e seguimento dos doentes e das suas patologias
As nossas Unidades de Medicina Nuclear dispõem de instalações e equipamentos preparados para a realização de todos os exames de diagnóstico e terapêuticas no âmbito da Medicina Nuclear.

Quer os exames de diagnóstico, quer os atos terapêuticos realizados consistem na administração de radiofármacos específicos para cada órgão ou doença que se pretende estudar ou tratar. A radiação emitida é detectada pelo equipamento utilizado, seja a Gama-câmara ou o Tomógrafo de PET, e são geradas imagens.
No caso do tomógrafo PET-CT é possível uma avaliação metabólica e anatómica conjunta, já que permite adquirir, num só exame, a imagem metabólica de Medicina Nuclear e uma TAC da mesma região.
A equipa de profissionais das Unidades de Medicina Nuclear conta com médicos especialistas e técnicos de Medicina Nuclear e com médicos especialistas em Cardiologia, que garantem um atendimento personalizado e uma articulação permanente consigo enquanto médico prescritor.
Como seu parceiro no diagnóstico, sempre que precisa das respostas efetivas, o processo começa:
Medicina Nuclear em números
Nº de Unidades de Medicina Nuclear
5
PET-CT
2
Nº de Exames/ano
21 000
Quartos Terapêuticos
2
Câmaras Gama
7